Um novo posicionamento para um Andiamo ainda mais atual

5 Janeiro, 2016

A_AndiamoID14_600

Em apenas seis meses, toda a identidade visual e arquitetônica da rede de restaurantes foi completamente remodelada.

Contexto

O Andiamo Ristorante é uma rede de restaurantes de alto padrão criada em 1992 para trazer a cultura e a culinária italianas ao Brasil e se tornar referência no setor alimentício. Desde então, são nove pontos de venda presentes em diversas regiões do estado de São Paulo.

Com um público fiel e seleto, a marca nunca havia sentido a necessidade de se reposicionar no mercado. Entretanto, em 2015, atenta aos novos comportamentos de consumo, viu-se diante de um grande desafio: renovar-se para atender às expectativas de um público mais jovem e cosmopolita.

Solução

Inicialmente, foram realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas com o consumidor atual e o público pretendido, possibilitando o entendimento em profundidade dos hábitos de consumo e expectativas de ambos.

Esses resultados, aliados aos processos de design sprint, rebranding e workshops, fomentaram diretrizes que guiaram nossa equipe de planejamento e criação para a definição de um novo posicionamento, mais coerente e aderente aos novos tempos.

A partir dele, renovamos toda a identidade visual da marca, deixando-a mais proprietária e contemporânea, e criamos um novo enxoval de loja. O discurso verbal também ganhou um tom mais íntimo, pessoal e atual.

Com base nesse novo posicionamento, houve uma completa reestruturação arquitetônica, de forma a oferecer uma experiência integrada que, de fato, entregasse o novo Andiamo e seus valores ao consumidor, em todos os pontos de contato com a marca: restaurante, mídia externa e redes sociais.
A primeira reestruturação completa aconteceu no Shopping Cidade São Paulo, no estado de São Paulo.

Impacto

A ação integrada, do posicionamento de marca à arquitetura, aliada a uma comunicação coerente em todos os pontos da jornada de consumo, foi eficaz para a geração de awareness e rejuvenescimento da marca.

Mais do que isso, um aumento notável de consumidores foi percebido nos restaurantes, que passaram não apenas a frequentar o Andiamo, mas também a se relacionar com a marca de forma mais pessoal e próxima nas redes sociais. O serviço de delivery, alvo de uma ação específica, contou com um crescimento exponencial de 100%.

A_AndiamoID21_600

A_AndiamoID19_600

A_AndiamoID08_600

Revista_ITO5321_600