Reposicionamento e redesign da marca ABIMIP

12 julho, 2016

abimip_01

Coragem para assumir um ponto de vista mais próximo do consumidor.

Contexto

Fundada há 25 anos, a ABIMIP sempre foi reconhecida por sua eficiência junto aos órgãos reguladores da saúde no Brasil, porém nunca se aproximou das empresas ligadas aos canais de venda, drogarias e farmácias, tampouco dos consumidores.

Com bastante representatividade, cerca de 30% do mercado nacional de medicamentos, a ABIMIP possui entre seus sócios empresas de grande e pequeno porte, tais como Bayer, Aché, Sanofi, Reckitt Benckiser, GSK, além de outras entidades de classe.

Como utilizar tantos ativos em uma aproximação com os stakeholders, colocando-os no centro de tudo? Essa inversão de estratégia foi o desafio que nosso cliente nos apresentou.

Solução

Nossa metodologia de consumer branding foi perfeita para abraçar esse desafio. Conseguimos imprimir velocidade e profundidade ao trabalho. Demos voz às pessoas envolvidas, realizando entrevistas em profundidade com membros de órgãos reguladores, governo, farmácias, outras entidades, consumidores e também com membros da diretoria da ABIMIP.

Aplicamos o Experience Imprint, um modelo global de pesquisa que avalia a marca dentro de 12 pilares fundamentais, bem como utilizamos técnicas projetivas de semiótica e psicanálise na avaliação da marca. Fizemos benchmarkings nacionais e internacionais para avaliarmos os caminhos de mudança de marca.

Impacto

A marca nasceu chancelada pelo próprio processo de trabalho. Criamos um ícone de marca; as aspas que abraçam os consumidores, que dão voz às pessoas e envolvem a própria indústria. A cor, mais feminina, traz vitalidade e empodera o principal decisor na compra de medicamentos isentos de prescrição: a mulher. Todo o sistema gráfico foi criado a partir desse conceito de dar voz às pessoas e do diálogo, trazendo a Associação para mais perto de seus públicos. A mudança de marca resultou na mudança de uma visão sobre o autocuidado, representando uma evolução forte para a indústria farmacêutica no País.

abimip_blog_300dpi