Nubank: a startup que conquistou o Brasil e se tornou referência global

15 julho, 2016

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Com um cartão de crédito 100% digital e sem anuidades, o Nubank se tornou uma marca referência no setor financeiro.

Contexto

Executivos brasileiros e americanos mapearam o mercado nacional e identificaram a baixa confiança dos consumidores nos serviços financeiros. O sentimento de descrença era corroborado por uma burocracia extensa e também pela alta anuidade cobrada pelos cartões de crédito, em sua maioria vinculados a grandes instituições financeiras.

A partir desse cenário, detectaram a oportunidade de criar um cartão de crédito único, 100% digital, independente, diferente de tudo o que existia, e customizado para empoderar financeiramente um público jovem, moderno e conectado.

Apoiados pela Sequoia Capital, o fundo de investimento Google, nascia uma empresa cuja essência era clara: transformar as complexas e frias relações bancárias em algo simples e humano. Mas qual branding, naming e identidade visual seriam capazes de entregar uma proposta tão irreverente e disruptiva?

Solução

Da forma de se comunicar ao logotipo da empresa, do tom de voz à arquitetura de informação, da paleta de cores aos ícones do aplicativo: em todos os pontos de contato, a marca Nubank expressa simplicidade e fluidez, revelando seu jeito amigável, humano e descomplicado de ser.

Para chegar à marca, nossa equipe de criação mergulhou no universo jovem, realizou pesquisas de benchmarking, inclusive com outros segmentos, e apostou na fluidez dos traços simples e fáceis para expressar alguns valores da marca, como a acessibilidade e transparência.

O processo de naming também foi fundamental para posicionar a marca de forma disruptiva, em um mercado pautado pela seriedade e sisudez.

Impacto

De startup a case mundial, em poucos meses Nubank se transformou em uma das marcas mais desejadas pelo público jovem. Em setembro de 2015, a fila de espera para a obtenção do cartão era de 100 mil pessoas. Hoje, o número de usuários já ultrapassa 400 mil.

O posicionamento inovador e o tamanho do sucesso geraram mídia espontânea nacional e internacional, incluindo o The New York Times, o que alimentou ainda mais o círculo virtuoso da marca e o desejo dos consumidores, que passaram a se comportar como fãs, tamanho o engajamento com a marca.

Atualmente, Nubank cresce cerca de 63% ao mês, um número extraordinário que o consolida como case mundial de negócios.

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